Dragon Dreaming como uma ferramenta para o design de projetos regenerativos

Tito de Alencastro
6 min readMar 4, 2020

--

Viver uma oficina de Dragon Dreaming é prototipar em si mesmo a cultura regenerativa a ser cultivada, no presente, para que o futuro seja próspero e abundante para todos os seres vivos. E cada projeto Dragon Dreaming é uma agulha de acupuntura na complexidade das relações humanas nas dimensões do eu, nós e o cosmos.

O Dragon Dreaming oferece um caminho de conhecimento para alcançar o estado de conexão profunda com a Mãe-Terra e com o Cosmos, metodologia bioinspirada nos elementos e padrões da Natureza, elementos de fácil interpretação para uma criança, a nossa criança interior que sonha com crianças vivendo em um ambiente repleto de amor e compaixão, respeito à Natureza e conexão com os antepassados. Onde a estrutura de poder é horizontal (liderança distribuída) e que brincar é viver e viver é brincar, pois o ato de brincar é uma manifestação dos padrões da Natureza (se não for divertido não é sustentável).

É o momento de encontrar pessoas que buscam, em diversas áreas da vida, co-criar este futuro comum. São várias trilhas, diversidade de saberes, memórias e muito amor.

Oficina de Planejamento 2020 do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar (Brasília/DF), facilitada por Paulo César, Tatiane Jesus (poetisa do coração) e Tito Alencastro.

"A criação de culturas regenerativas distintas e colaborativamente unidas em uma civilização regenerativa é o único futuro viável a nossa frente enquanto nos movemos para a "era planetária". Nosso desafio coletivo é criar culturas capazes de aprender continuamente diante de complexidade, desconhecimento e mudança constante. Temos a oportunidade de dar à luz uma cultura humana madura o bastante para expressar a percepção que a vida cria condições conducentes à existência em todos os seus designs, sistemas e processos. [Daniel Christian Wahl Design de Culturas Regenerativas, Editora Bambual]

Trilhar o caminho do Dragon Dreaming é uma oportunidade para aprender a viver em comunidades regenerativas, aprender a olhar nos olhos, a sorrir, a dançar, e voltar a brincar. Brincar de co-criar projetos para tornar os nossos sonhos em realidade. Sonhos criados na coração/mente e que se desprende do sonhador como pólen que flutuará livre, ao sabor do vento para encontrar outras flores (polinização cruzada), para se tornar sonho coletivo. Sonho lindamente semeado nos corações/mentes de outros sonhadores, fractalmente reverberando em todos os quadrantes da Roda do Dragon Dreaming: sonhar, planejar, realizar e celebrar.

12 passos de um projeto Dragon Dreaming.

O surgir do sonho no coração/mente do sonhador é um fator emergente dos ecossistemas. E para isso, as ferramentas colaborativas alinham coração e mente, em um estado de aqui e agora, fazendo com que a equipe de sonhadores acesse a Noosfera deixando manifestar a inteligência coletiva.

A vida é sonho também (Madayati)

"Um dos primeiros passos cruciais em qualquer processo que nos permite aprender como pensar de maneira diferente é começar por questionar nossas próprias suposições e o modelo mental que aplicamos.

Pergunta: Como os modelos mentais e metáforas que usamos influenciam nosso entendimento da situação que temos a nossa frente?" [Daniel Christian Wahl — Design de Culturas Regenerativas, Editora Bambual]

E na caminhada percebemos que somos designers deste futuro que criamos juntos.

E no campo do design da gestão de seres humanos, ferramentas bioinspiradas de autogestão estão sendo prototipadas. E uma experiência boa o suficiente por agora e segura o suficiente para ser tentada é a Sociocracia.

Nos dias 29/fev a 02/mar de 2020, a Rede Dragon Dreaming Brasília proporcionou para 26 integrantes do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar (movimento que nasceu em março/19 como uma organização de centro-vazio, com a missão de plantar 1 milhão de árvores) uma oficina de planejamento, governança e elaboração de projetos. Tivemos uma bela experiência de planejamento de 5 projetos para para o ano de 2020, além de semearmos os princípios e conceitos da Sociocracia e já germinamos a implementação dessa ferramenta, com a formação dos círculos e definição de papéis (líder operacional, representante, facilitadora e secretária, em cada círculo temático).

Nessa oficina, também semeamos nos corações/mentes o Design de Culturas Regenerativas.

Uau! São os Dragões Sonhadores dançando com a Sociocracia, inspirados pelo Design de Culturas Regenerativas.

Prototipamos o seguinte formato para a autogestão do Movimento:

- ⭕ Governança;

— — — ⭕ Mudas | Sementes | Viveiros;

— — — ⭕ Captação de Recursos e Comunicação

— — — ⭕ Arborização Urbanas |

— — — ⭕ Educação Ambiental | Mobilização|

— — — ⭕ Monitoramento Pós Plantio |Tempo de Cuidar

Começamos com um pequeno passo, pois estamos aprendendo Sociocracia como uma criança que engatinha rumo ao desconhecido de possibilidades que o caminhar possibilita.

É o caminho sendo formado, ao caminhar, por aquele que caminha (Tao).

"Del mismo modo, una organización sociocrática no es estática. Al contrario, se trata de una gobernanza dinámica, un organismo vivo que va poniéndose en forma y transformándose de acuerdo a su utilización, y permite que tanto un pequeño grupo de personas como instituciones más grandes hasta multinacionales y organizaciones gubernamentales se autoorganicen para tomar decisiones y se autocorrijan a través de retroalimentaciones generadas gracias a la coparticipación y corresponsabilidad en base a la inteligencia colectiva." [Henny Freitas — Manual de Sociocracia]

E como um organismo vivo, começamos pequeno e sonhamos grande.

Lembrando que as pequenas mudanças gerarão grandes mudanças, como o efeito de uma agulha de acupuntura. Somos agulhas tocando pequenos nós de concentrações energéticas na hiperestrutura da complexidade e em cada ponto podemos intencionar uma nova narrativa, a narrativa do interser.

INTERSER

Interser é uma nova palavra, não está no dicionário ainda,
mas espero que, breve, estará…
Temos palavra “ser”,
mas o que eu proponho é a palavra “inter” ser
interser…
Porque não é possível ser sozinho, ser por si só.
Você precisa de outras pessoas para ser,
você precisa de outros seres para ser,
não apenas de um pai e uma mãe,
mas também de um tio, irmão, irmã,
da sociedade, você também precisa
do brilho do sol, dos rios, do ar,
das árvores, pássaros, elefantes, etc.
Assim, é impossível ser por si mesmo, sozinho.
Você tem de inter ser com todos e tudo o mais.
Portanto, ser significa interser.
O homem é feito de elementos não-homem,
este é o insight que emerge da prática da Plena Consciência.

Thich Nhat Hanh

Desta maneira, estamos conduzindo reprogramações intencionais nos sistemas mais simples para atingir o hiper sistema cultural. Transmitindo o padrão vibratório do equilíbrio interno-externo.

E com o passar do tempo, nossa criança que estava engatinhando irá se levantar e bailar com os sistemas vivos, ajustando-se cada vez mais com as faixas vibratórias de todas as dimensões da inteligência coletiva (Noosfera).

Somos semente que tem possibilidade de ser árvore madura para perpetuação dos padrões culturais regenerativos, para que mais vida possa existir. Pois o princípio criativo do Universo é criar condições para que mais vida possa existir. E a Sociocracia é uma ferramenta de autogestão alinhada na narrativa do interser e no paradigma da abundância.

E o DNA, presente no núcleo das células de uma semente, é uma estrutura complexa que permite a reverberação dos padrões vibratórios na estrutura da matéria para transmitir a inteligência coletiva que se encontra magneticamente em sua estrutura, através do pulsar do elétron. Perpetuando assim, padrões que se manifestam conforme a estrutura carbônica e a polaridade energética, em todas as camadas da complexidade.

By Mauroesguerroto — Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35919761

O DNA é um esqueleto de carbono que carrega informações vibracionais nas estruturas polarizadas pelo Hidrogênio, Nitrogênio e Oxigênio . Uma camada gasosa acoplada a estrutura carbônica flexível que responde as tensões energéticas por meio de torções, rotações, compressões e esticamentos da cadeia carbônica. A codificação da informação no plano material respondendo aos padrões vibratórios dos campos elétricos e pelas forças de repulsão e atração.

E nas sementes, encontramos os livros da vida e da regeneração do coração humano.

A regeneração da humanidade acontecerá de maneira muito rápida! Vamos semear o Dragon Dreaming, Sociocracia e o Design de Culturas Regenerativas nos corações e mentes.

Com amor.

Tito Regis de Alencastro Filho trilha o Caminho do Conhecimento do Dragon Dreaming, estuda Design de Culturas Regenerativas, metodologias colaborativas e Organizações de Centro Vazio, Sociocracia, Agrofloresta, Comunicação Não-Violenta. Conduzindo experimentos na área da educação e em si mesmo.

Se você gostou do post, bata palmas E lembre-se de que você pode bater palmas até 50 vezes, se quiser muito ;-)!

--

--

Tito de Alencastro
Tito de Alencastro

Written by Tito de Alencastro

SONHADOR vivendo e sendo Agente de Transição. Inspirações: Design de Culturas Regenerativas, Dragon Dreaming, Fundação Gaia, Design Thinking…

No responses yet